Sobre depressão e ajudar o próximo

Recentemente eu assisti alguns vídeos do canal de uma moça norte coreana que conseguiu fugir de lá e hoje mora nos Estados Unidos. Pensando em tudo o que ela conta sobre como é viver na Coreia do Norte me fez lembrar de algumas pessoas com depressão que eu já atendi e que me diziam que não tinham motivos para agradecer ou motivos para estarem felizes.

Quando estamos acostumados a termos certas coisas, aquilo faz tão parte da nossa rotina que se torna comum e é fácil não darmos valor no dia-a-dia corrido onde estamos com a mente condicionada a fazer mais, ter mais, parecer mais, se comparar com quem tem mais, etc.

Por isso parte do tratamento para depressão é desacelerar, se permitir pedir e receber ajuda, olhar para o mundo e para sua própria história com outras lentes e mais do que tudo aprender a se amar, se apoiar, se perdoar, não se cobrar tanto, desistir de algumas coisas e recomeçar outras.

Saber como 25,5 milhões de nossos irmãos e irmãs estão vivendo lá do outro lado do mundo, na Coreia do Norte, ajuda a olhar para nossa vida com gratidão e enxergar a nossa abundância, nossa liberdade e os motivos para sermos felizes e agradecer, apesar de todos os problemas que temos por aqui.

Estudos científicos já mostram que quando pacientes depressivos escolhem fazer trabalhos voluntários eles melhoram! Isso acontece porque tiramos um pouco o foco dos nossos problemas pessoais e passamos a ajudar o outro e ajudando o outro ajudamos a nós mesmos. É um lindo ciclo proporcionado pela fraternidade.

Podemos ajudar de diversas formas, seja fisicamente ou à distância. Uma simples oração sincera ou envio de energias positivas podem dar a força necessária para que alguém continue sua jornada.

P.s.: ok, eu sei que o povo norte coreano precisa de muitas outras coisas além de oração, mas talvez a única coisa que eu você possamos fazer por eles agora seja isso.

Se você quiser ver os vídeos dessa moça, procure no Youtube por: Voice of North Korea by Yeonmi Park

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s